Será possivel ver os espíritos ?


Existe situação que chama mais atenção nas conversas leigas sobre Espiritismo do que dizer que um individuo vê os espíritos ?
A conversa vai longe....

Mesmo não acreditando, cada um tem um fato a relatar. Algo que ouviu dizer e coisa e tal.

Por mais que venhamos a refutar a questão, fica sempre a indagação .....Será possível... ?

E mesmo duvidando nos sentimos estranhos e desconfortáveis diante de tal situação .

Isso não deveria acontecer,afinal de contas não damos credito a isso.

Mas lá dentro de nós,bem lá dentro, vem a pergunta:  -  Será possível....?

Ou quando deparamos com alguém que já ouvimos dizer:  -  Ela tem vidência...

Ficar na presença de tal pessoa incomoda.

Dá impressão que ela tem visão de raio X, e que olhando para nós vai descobrir nossos segredos.

E de repente nos pegamos perguntando:

- È verdade que você vê espíritos ? Como isso é possível ?  Você esta vendo um agora?

-Você pode me dizer o que vê quando está comigo? Tem alguém do meu lado ?

Isto tudo duvidando, imaginem se acreditassem , qual seria realmente a atitude.

O mais importante sobre a questão é primeiro saber se existe tal faculdade no ser humano?
Se já foi comprovada. Se de fato existir qual o objetivo? Ela é um privilégio, um dom?

E depois questionar-se, como utilizá-la ? Utilizando qual o proveito.?

Mas o que acontece é que não levamos a sério tal assunto. Colocamos tais fatos no campo do miraculoso, espetaculoso, que deveria nos convencer pelo sobrenatural, que é o principio do *pensamento mágico, da crença, mas que não nos leva a fé propriamente dita. Experiência única no campo da religiosidade,e que nos diz que a morte inexiste ; o que existe é somente vida em ambos os planos físico e espiritual.

Pelo desconhecimento fazemos uma grande confusão quando falamos em vidência. Lembramos da palavra vidente que era designação dada aos ledores da sorte através das mãos , os ledores da “buena dicha” ou ledores das bolas de cristal.

Diferente do médium de vidência, responsável pelo exercício mediúnico junto a espiritualidade onde observa-se o plano espiritual,e vê-se os desencarnados.

O Espiritismo já estudava estes acontecimentos e seus fundamentos por volta de 1850,com o termo de clarividência, utilizado pelo sr. Kardec no Livro dos Espíritos , quando fala sobre *emancipação da alma afirmando que ocorria uma “espécie de clarividência “ que acontece durante os sonhos,onde a alma tem a faculdade de perceber eventos que acontecem em outros lugares. Ele emprega o termo como faculdade de ver à distancia sem emprego dos olhos. * Os sonâmbulos seriam capazes deste fenômeno devido ao afastamento da alma de seu respectivo corpo seguido da possibilidade de locomoção da mesma.

Mas houveram outros estudiosos do assunto .*A Parapsicologia ( 1922) que teve como precursora a *Metapsiquica, (1852) estudou tais fenômenos reconhecendo assim sua existência ou seja : que há faculdades no ser humano capazes de propiciar conhecimento por vias não sensoriais chamando-os de percepção extra sensorial e seu possuidor de paranormal.

Assim nós temos os médiuns do estudo e pesquisa do sr. Kardec que vêm os espíritos no plano espiritual.Que isso acontece quando se desligam do corpo físico durante o sono fisico. Mas que pode também ser provocado pela espiritualidade ( no estado de *vigília ) quando existe tal sensibilidade por parte do médium através do *transe sonambúlico.

A mediunidade é faculdade inerente ao ser humano, mas o mandato mediúnico é outorga empréstimo para dirimir débitos perante a lei de Deus. O espírito reencarna numa organização física que lhe propicia o fenômeno mediúnico,e no tempo aprazado ,naturalmente ocorre a eclosão,que deve ser orientado para o bom uso da instrumentalidade.

Através do médium ocorre o fenômeno de intermediação entre o plano fisico e espiritual, entre o encarnado e desencarnado, sempre com base na afinidade fluídica,cujo contenedor, dispersador desses fluidos é o *perispirito.

O paranormal , possui sensibilidade própria aguçada, captando informações através de seu psiquismo que outras pessoas ditas normais não conseguiriam. Informações estas que se repetiriam e que poderia se fazer constatação dos erros e acertos através de estatísticas.

*Se para pesquisa fossemos registrar as alterações cerebrais ocorridas com o fenômeno diríamos que: no cérebro dos sensitivos haveria predominância do ritmo *alfa, faixa de ondas de 7 a 12 hz,estado de relaxamento. A função conforme classificação de *Rhine seria psigama e significaria resposta a um estimulo externo sem uso ou intervenção dos sentidos comuns.

Enquanto que nos médiuns temos a predominância do ritmo * theta, faixa de ondas de 4 a 7 hz,muito próximas do sono,num estado de inconsciência. E o eletroencefalógrafo registraria disritmias, pela razão muito simples de ocorrer * “dois centros produtores de estímulos”, ou seja duas mentes atuantes.

O portador da percepção extra sensorial por decorrência de faculdades próprias, inerentes à sua constituição, pode ter visão a distância ou no tempo sem interferência dos desencarnados, estando no comando da ação.

Os médiuns teriam a clarividência (visão a distancia e no tempo) através do transe sonambúlico, com a ajuda da espiritualidade no transe provocado.

Ou a dupla vista quando em estado de vigília, pois teriam a capacidade própria de desligar-se parcialmente do corpo físico , quando relaxados e estando num estado de "modorra " como diz Kardec no Livro dos Espíritos.

Percebemos assim existir dois fenômenos paralelos ocorrendo: um anímico e outro mediúnico

Ou seja : os fenômenos anímicos derivam da alma ou seja do espírito encarnado; se passam no estado de vigília, e envolve sensibilidades próprias do sensitivo que as possui com mais acuidade que outras pessoas consideradas normais e ocorrem sob seu comando de ação

Os fenômenos mediúnicos derivam das faculdades do Espírito, se passam sob o comando e orientação da espiritualidade, são fenômenos de intermediação entre plano físico e espiritual ,visam o crescimento espiritual do médium através de um trabalho para o bem comum.

Vamos assim nos esclarecendo e percebendo que :

Utilizamos a designação médiuns de vidência para os médiuns de clarividência.

Vidência seria o exercício de ver o plano espiritual e a espiritualidade.

Chamamos de vidente os ledores das mãos, quando na verdade seriam sensitivos ou médiuns de *dupla vista

Será que........ é possível, então ver os espíritos ?

Sim.... sim..... é possível ver os espíritos !!!

Utilizando a ajuda da espiritualidade através da clarividência, ou espontaneamente através da dupla vista.

Com responsabilidade,conhecimento,respeito pelo outro,e por todos os espaços que nos circundam e interpenetram, utilizando essa faculdade como recurso da própria convicção ; que a vida continua,de que somos espíritos imortais,de que devemos fazer o bem,cuidando com critério da faculdade mediúnica,ou paranormal, utilizando-a como fator de crescimento espiritual pois “A cada um será dado segundo sua obra.”



OBS:Quero deixar claro àqueles que lêm esse blog que essa questão é bem mais abrangente e que apenas levantamos um pequeno véu para nosso aprendizado mais imediato.Por isso indico o Livro dos Espíritos cap.VIII e Casos de Clarividência de Helena Craveiro Lopes apenas para começar....

*Pensamento Magico atribuídos aos seres primitivos que não entendendo os acontecimentos achavam que as coisas surgiam do nada,adorando-as

* Pgta 402 do Livro dos Espiritos

* questão 432 Livro dos Espiritos

*Vigília – Quando estamos acordados

*Transe Sonambúlico- Sonambulismo provocado

*Perispirito- corpo intermediário entre o corpo físico e espiritual

*Ritmo alfa- Quando você está relaxado, sua atividade cerebral baixa do rápido padrão Beta para as ondas Alfa mais lentas. Sua consciência interna expande. Sua energia creativa começa a fluir e a ansiedade desaparece. Você experimenta uma sensação de paz e bem-estar. O treinamento Alfa é muito indicado para tratamento do estresse.

Os programas que contém Alfa são excelentes para a solução serena de problemas, memorização, relaxar e praticar visualização. Escolha os programas Alfa quando você desejar obter níveis profundos de relaxamento.

A faixa de ondas Alfa está entre 7-12 HZ. Em Alfa, nós acessamos mais facilmente nossa capacidade dormente - ela funciona como um portal para estados de consciência mais profundos. Dentro da faixa Alfa, está a Schuman Resonance - a freqüência do campo eletromagnético da Terra, essa freqüência tem chamado muita atenção dos cientistas da área de neuroacústica pelos seus imensos benefícios.

*Rhine-Dr.Joseph B. Rine em 1934 escreveu sua obra Extrasensory Perception,popularizando o termo Parapsicologia

*Ritmo Theta- Aprofundando ainda mais o relaxamento, você entra no misterioso estado Theta onde a atividade cerebral baixa quase ao ponto do sono. Teta é o estado cerebral onde incríveis capacidades mentais ocorrem. O estado Teta propicia flashes de imagens do inconsciente, creatividade e acesso a memórias a muito tempo esquecidas. Teta leva você a estados profundos de meditação. Você pode sentir a sua mente expandir além dos limites do seu corpo.

As ondas Teta têm um importante papel em programas de modificação de comportamento e têm sido usado no tratamento do vício de drogas e álcool. Teta é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, reprogramação mental, lembrança de sonhos, creatividade e aumento da memória.

A faixa das ondas Teta está entre 4-7 HZ.. Em Teta, nós estamos como num "sonho acordado", ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extrasensoriais.

*Dois centros produtores de estímulo - o do encarnado e do desencarnado

*Dupla vista – ledores de mãos pgta 449 LE

OBS : Kardec tambem chama "segunda vista" à "dupla vista". Fazendo a distinção de que na segunda vista o médium vê a realidade física acontecendo com a realidade espiritual simultaneamente.

Comentários

Postagens mais visitadas