A Raiva


Coração agitado,respiração alterada,um calor que vai subindo pelo corpo congestionando a face.É assim que nos sentimos quando estamos numa crise de raiva.
As vezes uma fechada no trânsito,uma discussão no trabalho ou em família, uma palavra ofensiva,tudo isso é motivo para sermos pegos na armadilha da raiva.
Depois vem um sentimento de: -- eu não devia ter dito isso.
Ou então : -- eu não devia ter deixado acontecer novamente ; ou seja um mal estar, um sentimento de culpa. 
Para nós a raiva é um sentimento primário,que aprendemos a sufocar, pois: - é muito feio ficar raivoso! - as pessoas não vão gostar mais de você ! 
É isso que aprendemos quando crianças.
Com certeza a raiva é uma emoção primária, negativa, a qual devemos estar atentos para não despejarmos sobre os outros a todo instante.Mas ela também deve ser reconhecida e elaborada por nós,pois quando mal canalizada pode fazer muito mal a saúde.
“Segundo os pesquisadores, um acesso de fúria é capaz de elevar o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a produção de testosterona, além de aumentar o nível de cortisol e intensificar a atividade do hemisfério esquerdo do cérebro. “A raiva ‘engolida’ é nociva à saúde. Essa situação pode estimular a liberação de adrenalina, elevar o cortisol (hormônio do estresse) e predispor o indivíduo a problemas circulatórios, hipertensão arterial e reações somáticas”, explica  Iraci Galias “ ( Psiquiatra e analista junguiana )
A palavra raiva vem do latim "rabia"  e em sua origem quer dizer doença.
Em algumas situações ela é até pertinente pois, assegura uma energia para nos defender ou evitar abusos.
É muito diferente senti-la em alguns momentos e guardá-la, sem saber como se livrar dela.
Mas sua constância ou seja, alguém de humor irritadiço constantemente, fala de baixa auto estima, de relações interpessoais tempestuosas e de muito estresse.
Tenha calma ! Relaxe ! Vai pescar!
São as frases que ouvimos e que não colabora com a situação sem controle a que estamos afeitos.Por isso se faz necessário tomar medidas urgentes para modificar comportamentos.
Reflita, e avalie se é algo que você traz dentro de si a muito tempo? 
Algum trauma no passado, ou situação mal resolvida ?
È frustração,insegurança,timidez, em relação a algo ao alguém que lhe faz sentir ameaçado em algumas circunstâncias ?
São as preocupações ou focalização excessiva nos problemas pessoais?
Você reage exageradamente em todas situações?
Ou você é agressivo, arrogante, o que faz com que você já comece respondendo agressivamente a quem lhe faz uma pergunta.
Você se melindra facilmente ? Está sempre procurando um culpado para tudo?
Quantas perquirições sobre nós mesmos se quisermos melhorar nossa vida e nossas relações.
Definitivamente precisamos nos conhecer melhor !
E quando isso acontecer, quanto poderemos fazer, mudando nosso comportamento.
È o processo de auto educação que iniciamos quando conscientes de nossas necessidades. Precisamos implantar a paz,buscando espiritualização, recuperando a   saúde e a felicidade. Sejamos mediadores da paz.
Somos espíritos eternos muito erramos e sofremos nas precedentes reencarnações. Trazemos no perispírito, no campo emocional, registros dos desatinos vivenciados,  causadores dos débitos do passado pelos abuso da emoção.
Trabalhemos nossos sentimentos nesse presente momento através do Consolador Prometido que nos fala da Justiça Divina e da Providencia Misericordiosa de Deus nosso Pai.  - Não estamos sós ! 
Amigos espirituais velam por nós e nos ajudam a combater nossas vicissitudes se formos sinceros.Oremos e vigiemos para não cairmos em tentação.
O pensamento é vida e atrai por afinidade pensamentos semelhantes.
Trabalhemos o bem através da caridade, o belo através do olhar,o bom nos pensamentos, o justo nas atitudes.Nos deixemos impregnar pela presença de Deus em nós, aprendendo a emitir a vibração de paz e amor de nosso coração , e todas as coisas se modificarão em  nosso derredor. Teremos o necessário equilíbrio para todas as horas,contornando as situações com assertividade ,tendo mais confiança e segurança em nós mesmos.
E em vez de “RAIVA “ poderemos * “AVIAR “ melhor nosso dia a dia,e consequentemente nossa vida.



Aviar/sinônimo - aprontar,expedir,despachar,desembaraçar 


Em Conflitos existenciais Joanna de Ângelis fala: 

“A raiva é um sentimento de desajuste da emotividade, que merece continua vigilância, a fim de não se transformar em uma segunda natureza na conduta do indivíduo.”
“... A incidência da raiva, portanto é perfeitamente normal, tornando-se grave a não capacidade de administrá-la.”

O livro dos Espíritos diz:
"Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal distancia-o da natureza espiritual
Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal anuncia o predomínio do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição" 




Darwin e Freud

Não há dúvidas que esses dois autores influenciaram o modo que o ocidente e a antropologia percebe e estudas as emoções humanas.
Charles Darwin em 1867 para pesquisa sobre a das emoções que faz parte do seu livro “A expressão das emoções no homem e nos animais elaborou um questionário que foi aplicado por homens letrados (missionários, naturalistas, cônsules e outros funcionários do governo inglês) para pesquisar as emoções através de expressões e gestos inatos (instintivos) ou adquiridos por convenção na infância.
Esse questionário, que segue abaixo, foi aplicado entre os seguintes povos (nas seguintes quantidades) entre os aborígines da Austrália (13); Maoris da Nova Zelandia (1); Daiaques de Bornéu (1); Malaios em Malaca (1); China (1); Índia (Bombain, Calcutá) e Ceilão (3); Cafres, Fingos, Abissínios e nativos do Nilo na África do Norte (4); Fueguinos (Terra do Fogo) na América do Sul (1); Atnah, Espiox (rio Nasse no Noroeste), Tetons, Grossventers, Mandans, Assinaboines (Oeste) da América do Norte (6).
1.Exprime-se a surpresa pelo arregalar dos olhos e da boca e pela elevação das sobrancelhas?
2.A vergonha produz enrubescimento, quando a cor da pele permite percebê-lo? Se sim, até onde este desce pelo corpo?
3.Quando um homem está indignado ou desafiador, ele franze o cenho, mantém a cabeça e o corpo erguidos, apruma os ombros e cerra os punhos?
4.Quando se concentra ou tenta resolver algum problema, ele franze o cenho ou enruga a pele debaixo das pálpebras inferiores?
5.Quando abatido, desce os cantos da boca e eleva a extremidade interna das sobrancelhas pela ação desse músculo que os franceses apelidaram de “músculo do sofrimento”? Nesse estado as sobrancelhas fazem-se levemente oblíquas, com um pequeno inchaço em sua extremidade medial; e o meio da testa fica enrugado, não em toda sua extensão, como quando se elevam as sobrancelhas exprimindo surpresa?
6.Quando satisfeito, brilham seus olhos, enruga-se a pela em volta destes e retraem-se os cantos da boca?
7.Quando um homem olha para outro com desprezo ou ironia, ergue-se o canto do lábio superior por sobre o canino do lado pelo qual ele o está encarando?
8.Pode uma expressão de obstinação e tenacidade ser reconhecida principalmente pela boca firmemente fechada, pelo cenho baixo e pelas sobrancelhas levemente franzidas?
9.O desdém é exprimido por uma leve protusão dos lábios e discreta expiração com o nariz empinado?
10.Manifesta-se o nojo virando o lábio inferior para baixo e elevando-se o lábio superior com uma súbita expiração, como um vomitar incipiente ou cuspir?
11.O medo extremo é expresso aproximadamente da mesma maneira que fazem os europeus?
12.O riso pode chegar ao extremo de fazer com que lacrimejem os olhos?
13.Quando um homem quer demonstrar que não pode impedir algo ou que ele mesmo não consegue fazer alguma coisa ele, encolhe os ombros, vira para dentro os cotovelos e estende as mãos para fora com as palmas abertas; e as sobrancelhas são erguidas?
14.As crianças quando emburradas, fazem bico ou contraem fortemente os lábios?
15.Expressões de culpamalícia ou ciúme podem ser reconhecidas, ainda que não se consiga defini-las?
16.Balança-se a cabeça verticalmente na afirmação e horizontalmente na negação?
Recebeu trinta e seis respostas donde concluiu, a partir das informações adquiridas, que um mesmo estado de espírito exprime-se ao redor do mundo com impressionante uniformidade e assinala ainda que esse achado evidencia a grande similaridade da estrutura corporal e da conformação mental de todas as raças humanas. (Darwin, (1872) 2000)



Antropologia das emoções é uma linha teórico-metodológica da Antropologia que lida com a categoria analítica emoção como objeto de análise. Os estudos da emoção desde os finais do século XIX começo do século XX tem sido objeto de análise da psicologia e fisiologia. Entre os primeiros estudos de caráter antropológico das emoções podemos incluir diversas obras de Sigmund Freud e Marcel Mauss
No Brasil, neste campo analítico o conceito de emoção é apreendido, segundo Guilherme Marques, como uma categoria "de entendimento capaz de apreender a noção de humano e de sociedade como um todo, e em sua obra discute as consequências metodológicas de uma pesquisa sobre emoção nas inter-relações sempre tensas entre indivíduo social e sociedade".
A Antropologia das emoções é uma linha analítica que, na atualidade, vem atraindo um número crescente de especialistas, pesquisadores, estudiosos e leitores no mundo e, no Brasil, em particular. É, segundo o autor citado, enfim, um campo de reflexão que "tem procurado revigorar a análise (antropológica) introduzindo perspectivas novas e importantes da grande questão interna (das ciências sociais)em geral, (...) que é a problemática da intersubjetividade".





Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Mahatma Gandhi





Comentários

Postagens mais visitadas