Escolhas, Vontade,Livre Arbítrio



A aula na Casa Espirita era de Desobsessão.
A aluna pergunta: - Você poderia falar sobre Vontade?
A expositora sorridente diz:
-Será que teremos tempo suficiente? Esse tema é extenso, e ainda não concluímos.
o que estamos falando.
Ante o olhar  pedinte da aluna,olhou o relógio e dispôs-se a falar:
Vontade é diferente de Querer.
Precisamos resignificar o termo.
O Querer está ligado às coisas materiais.
A Vontade é Faculdade do Espírito Eterno.
O Querer vem dos desejos das necessidades humanas. À Vontade como Faculdade do Espírito desenvolve-se, capacita.Ela está em estado de potenciação inserida na Centelha Divina.
Leon Denis em seu livro “O problema do ser,do destino e da dor”,chama-a de Faculdade Soberana da Alma, tal sua importância no contexto espiritual.
Neste livro há um capitulo todo sobre essa questão.
Ela se estabeleceu nos primórdios da evolução humana, desde o início do pensamento contínuo no homem.
Ao emitir o pensamento, ele caminha no fluido Cósmico Universal, buscando sintonia e afinidade, retornando a sua fonte de origem acrescido de informações de mesmo teor.Se a emissão for positiva teremos pensamentos positivos retornando a nós.Se for de teor negativo o mesmo se dará.
Assim pode o homem a partir da emissão do pensamento, e da afinidade fazer associação de idéias, dentro de um processo de reflexão, aumentando seu conhecimento. Construindo uma escala de padrões e valores onde tem inicio, as escolhas, e dentro das escolhas estabelece-se a Vontade. Conseqüentemente nesse momento estabeleceu-se o Livre Arbítrio e a Lei de Causa e Efeito.
A Vontade é uma força inerente no ser humano.Está em estado potencial a ser desenvolvida por cada um de nós.Muito das circunstâncias que envolvem nossa reencarnação atual, esta ligada às escolhas que fizemos no passado e conseqüentemente à Vontade.
A Vontade é a grande força propulsora do Espírito Eterno.
Nos dias de hoje grande parte das criaturas estão desenvolvendo os quereres, em detrimento da Vontade.A sociedade as impulsiona ao consumismo, aos excessos de toda ordem para que tendo mais, mais vendamos, mais lucramos, e também mais trabalhamos para comprar, ficando o “ser” encurralado entre “ser” e “ter”.
Só a conscientização do ser humano sobre essa questão, e o desenvolvimento da Vontade, essa força ingente que nos envolve, poderá nos fortalecer e libertar da armadilha que criamos.
A Vontade é a Centelha Divina atuante, dando-nos a clareza espiritual que precisamos.
”Aquele que tem olhos de ver que veja “ diz Jesus.
Os recursos são sempre intrínsecos ao ser humano
Não somos o” espírito de força”, mas a força do espírito atuando sobre a matéria.
Precisamos fortalecer-nos em Espírito nos espiritualizando, evitando as fragilidades a que estamos expostos. Só assim evitaremos as obsessões. Pois a obsessão é quando algo ou alguém nos assedia, ou seja; fixa-se em nossa mente enfraquecendo nossa vontade.
De inicio é uma simples idéia que não damos muita atenção – obsessão simples, 1º grau.
Depois essa idéia se infiltra de tal modo que nos fascina, nossa Vontade fraqueja achamos que ela ( idéia ) nos pertence e completa – é a fascinação, obsessão de 2º grau.
Depois a idéia nos toma por inteiro, ocupa todo nosso ser, até fisicamente se impõe, não temos mais Vontade. – é a subjugação, obsessão em ultimo grau, gerando muito sofrimento e dor.
Os espíritos inferiores utilizam a obsessão, ou seja, o poder sobre nós, coagindo nossa Vontade, interferindo espiritualmente por vingança, por inveja, por desejo do mal, agem por indução, coação,....
Os espíritos superiores jamais forçam nossa Vontade, pois respeitam o livre arbítrio, como Lei de Deus.
Utilizam a persuasão para que nos esclareçamos.
Deus é a suprema Vontade.Tanto que os dizeres da oração do Pai Nosso expressa:
        Seja feita vossa Vontade assim na terra como no céu.
Jesus em seus ensinos sempre diz: - Seja feita a Vontade do Pai.
Os espíritos da Esfera Crística têm a Vontade consentânea com a Vontade Divina.
Por isso Jesus dizia: - Eu e meu Pai somos um.
Sintonia com Deus é respeitar suas leis, contextualizando-as.
A espiritualidade no Livro dos Espíritos diz que:
- Tudo que nos afasta de Deus é o mal, tudo que nos aproxima, é o bem
Seguir suas leis é nos aproximar, entender sua Vontade, seus desígnios.É estar em contato com ele, como Jesus nos ensina, e essa é a grande terapia contra a obsessão.
Quando formos à Casa Espírita para passar pela sua terapêutica, além da fluidoterapia desobssessiva, dos esclarecimentos das palestras, da recomendação do Evangelho no Lar, temos também que restabelecer essa Vontade Divina que habita em nós, e que nos faculta o discernimento para uso da inteligência intelectual e emocional.
Subtraindo-nos assim das perturbações das mentes desequilibradas, pois fomos criados como individualidades, e como individualidades retornaremos ao plano espiritual.
Sem ligações perniciosas que alteram nosso Livre Arbítrio.
Só isso fessora?  Diz a aluna sorrindo: - mais “nadica“ de nada .Tudo tão simples e fácil !
Por hoje só. Em outra aula completaremos de que forma se dá a terapia desobssessiva.
Por hoje mais “nadica”de nada, pois o relógio nos obssedia e temos de ter boa Vontade para com ele.

Comentários

Postagens mais visitadas