Transcendencia


Faz parte da trajetória do Espírito, desenvolver em si a inteligencia e forças que o mobilizam para a ação, garantindo sua sobrevivência material aqui na Terra.
Primeiramente essa força chama-se instinto posteriormente auto preservação.
Tanto o instinto quanto a auto preservação fazem parte das Leis Naturais (  leis de Deus) que impulsionam e tentam garantir a  sobrevivência do Espírito quando encarnado, para que ele não venha a sucumbir ante o sofrimento e a dor.
A fragilidade faz parte da nossa incipiência como aprendiz, por isso é tão importante em nossa trajetória  a conquista da  fé em Deus, e em si mesmo, sendo  trabalho árduo a realizar.
Vulneráveis que ainda somos  ante a dor,nas experiencias nos fortalecemos.Mas mesmo assim, ante situações inusitadas e conflituosas,alguns preferem expor-se a morte à resistir e lutar contra as vicissitudes, acreditando que " morreu acabou".
Em nossa  trajetória evolutiva aqui no planeta Terra, aprendamos primeiramente a suprir nossas necessidades materiais básicas, garantindo  a sobrevivência da espécie, sendo mantenedores da prole.Quando nos responsabilizamos cuidando de nós e dos nossos, aprenderemos a cuidar de outros. Pois como o Espiritismo nos ensina, como  ter um papel significativo na Sociedade e na vida de outras pessoas se não cuidamos de 4 a 5 pessoas que estão sob nossa responsabilidade?
Portanto na trajetória do Espírito, faz parte o mundo material, mas faz parte  também as experiencias transcendentes.O que seriam essas experiencias?
As experiencias transcendentes fazem parte da auto superação, ou seja; - superação dos próprios limites,capacidade.São experiencias de nossa interioridade,onde desenvolvemos o auto amor, auto respeito, e a convivência fraterna  com o outro
Sensibilizados pelo desenvolvimento do amor,  passamos a perceber ou experienciar uma força superior a nós mesmos . E como num transbordamento, aprendemos a amar a tudo e a todos,extrapolando as forças que conhecemos, vivenciando uma força superior; o plano do amor, e consequentemente encontramos a Deus.
A mensagem que Jesus nos deixou de: -  Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo,  é a mensagem de transcendência   do Evangelho que todos necessitamos.
Transcende a semente do solo para a luz. Transcende o ribeirão para  oceano.Transcende o homem da vida física a espiritual .
Dizem os estudiosos, que essas vivencias são importantes para nossa psique pois sem elas não conseguiríamos encarar a finitude,ou seja a morte,ou o morrer,a perda a entrega,pois isso trás anseios e angustias insustentáveis.
Só através da religiosidade o homem encontra forças para viver sabendo que é finito.
Vejam o quanto é importante a visão da Vida Futura, através da Imortalidade da Alma .
Quando a fé não nos dá essa dimensão e somente se caracterizam pelas práticas exteriores,contradizem as aspirações instintivas do progresso.
Mas quando se tem a visão da Vida Futura :
Compreende-se  melhor a missão aqui na Terra. O medo da morte diminui.
Imprime-se  novo curso as idéias, e objetivos.
Não somos imprevidentes com o  presente,pois o futuro depende do hoje.
Não negligenciamos o corpo físico,pois valorizamos a vida.
A vida de relação continua,a morte não nos separa.
Não perdemos o fruto de nosso trabalho ,pois crescemos em  inteligencia e perfeição.
Ampliamos nosso pequeno e sofrível mundo, enfatizando valores que estavam esquecidos. A solidariedade que se vê crescer entre vivos e mortos faz compreender aquela que deve existir entre os vivos.
A fraternidade tem um objetivo no presente e no futuro.
Sem essa visão da vida futura o homem trabalha só para a vida atual (material ).
Para nos desligarmos de todo terror e angustia o Espiritismo levanta o véu sobre os mistérios,trazendo consolação aos que sofrem ,dando uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores.

Comentários

Postagens mais visitadas