Sábias definições

Como espíritos eternos  seguindo o curso natural das leis divinas possuímos o livre arbítrio, mas nem sempre  nossas escolhas são sábias.
Muitas vezes, essas escolhas são baseadas em indefinições. Principalmente quando acuados pelo sofrimento pela dor, pela perda.
Agimos impulsivamente,através da angustia, de incertezas.
Para agir com sabedoria é necessário ter clareza de raciocínio, somente assim teremos definição de atitudes.
O evangelho de Jesus nos parece tão assertivo quanto aos seus ensinamentos.
-Seja seu dizer sim sim, não não!
-Vai e não peques mais!
-Daí a César o que é de César!
-Vem e segue-me!
Todos esses ensinamentos foram colocados em parábolas que traduziam o cotidiano do povo no tempo de Jesus.
No decorrer do tempo vemos somente a sumula o resumo dessas frases, o que não as fazem menos importante.Mas precisamos estudá-las dentro de um contexto mais amplo, visualizando-as dentro de circunstancias do amor,da fé e do trabalho interno que Jesus propõe.
A assertividade envolve um  componente que é a fé em si mesmo. A certeza de asserto e o positivismo em estar realizando essa ação.
È a capacidade de trabalhar a emoção direcionando-a para a lucidez da razão, entendendo que ao fazer escolhas advém  responsabilidades.
Essa é uma das questões da fé raciocinada.  
Por exemplo: -Ninguém pode servir a dois senhores!.
Quando Jesus disse isso queria falar sobre as coisas da matéria e as coisas do espírito.
Será que quando fazemos escolhas levamos em consideração esta questão...?
Em que situação centralizo minha crença ?
Se estou vivenciando o Evangelho de Jesus devo leva-lo em consideração. Devo passar pelo crivo da fé.
A fé é profundamente necessária ao homem terreno para que ele não se esqueça que é filho de Deus, que é espírito imortal, e busque a sabedoria dessa fé para agir.
Tudo que existe no mundo material é criação de Deus e conseqüentemente ele é  possuidor de tudo . 
Não levamos nada ao desencarnarmos, somos apenas usufrutuários dos bens divinos.
Daqui levamos as boas obras, o bem realizado, os valores morais adquiridos.Somente isso !
A fé para nos levar à sabedoria, permitindo escolhas benéficas precisa ser proveitosas, profícua .
Ninguém adquire essa fé sem ter passado pelas tribulações da dúvida, sem ter padecido as angústias que embaraçam o caminho dos investigadores.
A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras.
A fé humana é quando o homem em seu intimo acredita naquilo que quer realizar, tem certeza que pode e deve triunfar,e essa certeza lhe dá enorme força.Para isso precisa ter domínio de si.
Alírio Cerqueira Filho, espírita e autor do livro Inteligência Emocional e Competência Essencial, esclarece que: “O autodomínio é resultado do autoconhecimento. A partir da autopercepção, podemos ter o domínio dos nossos sentimentos; lidar com as próprias emoções transmutando aquelas que são inadequadas, ao invés de reprimi-las, substituindo-as por emoções condizentes com uma postura proativa diante da vida.
Não é livre quem não obteve domínio sobre si. ( Pitágoras )
A fé é divina quando temos uma atitude adequada ante os desígnios divinos avançando segundo o roteiro que nos traçou a divina lei acreditando que cada pessoa, cada coisa se ajustarão aos nossos olhos no lugar que lhes é próprio em sintonia com o celeste instrutor.
Você é uno com a Presença e o Poder de Deus. Sua sabedoria e compreensão residem dentro de você. Sinta-se divinamente guiado em todas as suas transações com tudo que existe no Universo. Em um nível Cósmico, você está no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa fazendo o que é certo. Sua atual experiência é um passo a mais no caminho que conduz a novas experiências, percepções e oportunidades.
Para que possamos caminhar adequadamente aqui na Terra precisamos de consciência pacificada pelo dever retamente cumprido sinceridade de propósitos, confiança em  nossa  capacidade, e saber que isso confere ligação com Deus nosso Pai maior.
Assim teremos auto confiança e auto domínio.
Seja seu dizer sim sim, não não!
Vai e não peques mais!
Daí a César o que é de César
Vem e segue-me !


Comentários

Postagens mais visitadas