O valor de servir




A natureza em toda parte é um grande laboratório divino a nos mostrar as leis que regem o Universo. 
Ela fala da criatura e do criador. Das leis que regem a matéria, mas fala também da existência de Deus através de sua obra.
Para o observador meticuloso oferece conhecimento precioso da dinâmica da vida e da morte, norteando caminhos em que podemos nos perder.
Sua prodigalidade, generosidade fala do trabalho a ser realizado em todos os reinos, inclusive o hominal  dentro do processo de evolução.
Já aprendemos que o espirito deve realizar não somente  um trabalho interno para evolução,  mas também um trabalho em prol do progresso do planeta que habitamos;  em prol da coletividade. E a natureza é prodiga neste labor, pois elege para esse entendimento  o “espirito de serviço” . Ou seja  a importância do SERVIR.
Vemos assim o espirito de serviço na cooperação e no auxilio nas mais pequeninas manifestações dos reinos inferiores.
A cova serve a semente.
A semente trará as plantas e  flores.
As flores os frutos.
Os frutos alimentarão e enriquecerão o homem.
Os rios confiam-se ao mar. O mar faz a nuvem fecundante, liberando a chuva para reinicio do ciclo de vida.
Para manter a vida humana neste estagio de evolução milhares de elementos e seres dos mais variados morrem diariamente. 
No reino animal, milhões de vidas trabalham e se sacrificam a benefício do homem: camelos  que o transportam, ovelhas que o vestem, cães que o auxiliam e bovinos que o alimentam.
Todos somos convocados a cooperar pelo bem geral.
O trabalho de servir é o preço na caminhada libertadora e edificante
Servir é um verbo que se conjuga em comunidade.
A evolução é um processo de participação coletiva e integradora onde o servir é o elemento de amalgama para o AMOR.
Muitas pessoas acreditam que servir é desprestigio,  depreciação, descrédito, desvalorização.
Confundem servir, com servilismo.
Servilismo é comportamento escuso para atender aos próprios interesses, onde a mascara da humildade esconde as razões do coração. 
Servir não é infantilizar ninguém,ao furta-lo às experiencias necessárias ao seu viver. Serve melhor quem, por seus atos e palavras, incentiva o semelhante a ser trabalhador, puro, leal, e bondoso. 
Servir é amar, ou seja; principio da fraternidade, de solidariedade inserida nas Leis de Deus, que faz o homem sair da casca de si mesmo , pois precisamos  “nos esquecer” para servir.
Exercício de desapego que deixa nosso ser respirar do peso que o orgulho e o egoísmo exerce sobre nós, sufocando nossa verdadeira identidade, ou seja;  filhos de Deus, bondade absoluta.
O ego nos impede do prazer de ser útil. Diferente do altruísmo que nos impele a generosidade.
Quem é útil progride sempre, porque encontra mil recursos dentro de si para solução dos problemas. Pois vai ao encontro de Deus "fonte de tudo que é criado". 
Jesus diz que o homem está aqui para servir e não ser servido.
 Quem espera ser servido em todas as situações cria dependências. Não sabe agir sozinho.
Quem serve desenvolve-se. Quem quer ser servido cristaliza-se,estagna.
Por isso Jesus diz : - Quem serve prossegue...
Na noite que antecedeu a morte do Cristo ele reuniu-se com os apóstolos e lavou os pés de todos , deixando claro o quanto era importante o servir. Liderar é servir. Aquele que quiser ser o maior sirva a todos.
Sirvamos a causa do bem e do amor. Aprendamos com Jesus; não importa a hora em que nos encontramos ,se de chegada ou de despedida. Respeitemos os desígnios  de deus para cada um de nós.
Se em vida nos coloquemos na disposição de servir.
Se na morte nos coloquemos na disposição de aprender. Pois a mãe natureza nos ensina até na questão da imortalidade da alma , dizendo: - "Nada se perde tudo se transforma ".




Comentários

Postagens mais visitadas