Tristeza e Depressão



Por que uma vaga tristeza se apodera de nossos corações de vez em quando e faz com que sintamos a vida tão amarga ?
Você está passando por uma crise ! Deve ser a idade ! Diriam  alguns 
Excesso de preocupações ! Problemas financeiros !  - Problemas familiares! Diriam outros.
Deve ser estresse, se não cuidar vira depressão o mal do século!
Esses são os comentários que ouvimos em nosso cotidiano.
Se estamos passando por algum problema e o que sentimos for tristeza, isso é natural.
Tristeza é uma emoção que se faz presente na vida do homem, diante de determinadas situações.
Esse sentimento de tristeza  levar o indivíduo para dentro de si ,  e o faz refletir sobre como vem agindo diante da vida,suas escolhas, sua necessidade de mudança, renovação, aprimoramento.
Tristeza não é doença. Não responde aos tratamentos farmacológicos e biológicos utilizados pela medicina. 
Depressão é algo mais do que nos sentirmos tristes.  É um amargor, um desânimo, cansaço de tudo, alheamento, desvalorização, irritabilidade, apatia. É como se viver não valesse mais a pena.
Porque esse sentimento se apodera de nossos corações e  faz sentir a vida tão amarga ? 
Essa interrogação têm sido feita a milhares e milhares de anos pelo homem . Tanto é verdade que ela consta da bíblia.  
Moisés, Elias, Jonas sentiam-se assim. Moisés é conhecido como o maior depressivo da história.
Na  Mitologia Grega, acreditava-se que esse sentimento era de origem dos deuses.
A própria ciência que surgiu através dos filósofos, buscava responder  a esta questão acreditando ser de natureza física.
Hipócrates criou a teoria dos 4 humores corporais,onde o desequilíbrio entre a bilis amarela e negra, alterava o humor do individuo levando-o  a melancolia. 
Por isso a palavra melancolia é formada por ; "melan" quer dizer escuro e "colia" quer dizer  bílis.
Após o advento do Cristianismo estabeleceu-se os 7 pecados capitais que eram  ira, gula,luxuria ,inveja, avareza , preguiça,orgulho vaidade, colocando penitencias para tais sentimentos. 
Depois esses  sentimentos transformaram-se em coisas demoníacas. E os melancólicos, foram queimados pela inquisição; era inicio do séc.XIX.
Em 1864  a espiritualidade deixa uma mensagem através do François de Geneve que consta do ESE cap. V ,  “Bem aventurados os aflitos.” 
Essa mensagem fala sobre a MELANCOLIA.
Fala da imortalidade da alma , da reencarnação, e do conflito existencial que o homem vive na matéria. Fala da missão para com a família e para com Deus, e que somente quando cumprirmos integralmente com nossas provas nosso espirito se sentirá liberto dos laços que o prendem.
"Sede forte e corajosos enfrentando essa situação que será de curta duração. Podendo como o filho prodigo retornar a casa do pai em paz."
Dizendo ainda que nosso espirito aspira liberdade, felicidade mas o corpo físico é como se fora uma prisão, que ele não pode escapar.
Vendo seus esforços inúteis, o homem cai no desânimo, fazendo o corpo sofrer sua influencia com languidez, abatimento, apatia,infelicidade.
Esse sentimento  por vezes é anterior a reencarnação, pois a alma mais liberta de seus sentidos percebe com clareza a natureza de suas imperfeições, assim como de suas faltas, necessidades e consequências, pois muito errou perante as leis de deus .
Nem sempre se consegue suportar esse "espelho da consciência" então se estabelecem registros profundos de inferioridade, e desvalor pessoal, principalmente no campo do perdão e auto perdão.
Apesar dos processo corretivo iniciar-se no plano espiritual, o espirito reencarna com baixa auto estima, culpa, remorso.
É  o ser em um doloroso estado de desilusão ou desapontamento, buscando recuperação perante a própria consciência.
Como aprendemos no espiritismo os males acometem primeiro o espirito e depois a matéria. 
Nós somos o filho prodigo no retorno a casa do pai.
As depressões insidiosas patológicas são o resultado da longa trajetória do espirito no egoísmo, porque núcleo desse transtorno chama-se contrariedade ou desapontamento. E nós não suportamos isso. Quando dizemos que nada deu certo em nossa vida, é como se disséssemos: não saiu conforme eu queria. A rebeldia e a revolta tomam conta da criatura fazendo parte das depressões.
Por isso as questões da perda devem passar pela aceitação para que não nos fixemos no sofrimento caindo na ´patologia da depressão.
Esse desapontamento será educativo se a criatura ao invés de optar pela rebeldia conseguir ver um futuro diferente daquele que imaginou mas no qual ela pode incluir a felicidade.
Assim esses momentos serão como expurgo psíquico em doses suportáveis.
Por isso é tão importante a elaboração dos problemas e da dor para que não se transformem em revoltas angustiantes relembrando os passado perturbador.
Precisamos aceitar a vida como ela é.
Modificando o que seja possível modificar.Aceitando aquilo que não podemos  modificar.
Acostumados anteriormente a impor nossos desejos agora somos  chamados  pela dor reeducativa a novos posicionamentos.
Somos contrariados pela vida para que eduquemos nossas potencialidades.
Ouçamos Jesus quando na hora extrema nos diz para termos bom animo, e com bom animo venceremos  o mundo.
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" .João 16:33
Vencer o mundo é diferente de vencer no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas