Crescimento espiritual


Resultado de imagem para mostardeira
A Palestina foi a terra onde viveu Abraão, Isaac, Jacó, Davi e outros profetas do antigo Testamento. Ela possui inúmeros nomes; Terra de Canaã , Terra Prometida, Terra Santa.

Hoje é Oriente Médio ou Israel.

Há 2000 mil anos Jesus reencarnou, viveu, cresceu , trabalhou, comeu, dormiu, nas terras da Palestina buscando adaptar-se a época e as tradições judaicas.
Ele buscava falar e usar as tradições e expressões do povo.
E sempre dizia :
- "Eu não vim destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento"
A lei que ele se referia era a Mosaica, e dar-lhe cumprimento era realizar as profecias que diziam ser ele o Messias.
Naquela época havia uma planta chamada cientificamente de sinapis nigra. Ela era cultivada no horto, ou seja, num espaço reservado como jardim, pois tinha importância medicinal e era utilizada na alimentação como tempero.
Mas ela trazia em si uma peculiaridade curiosa.
Sua semente era bem pequena; do tamanho da cabeça de um alfinete, mas quando adulta se transformava em uma planta gigante; uma arvore de quase 3 metros de altura. Seu talo principal se dividia em muitos galhos fortes e as aves ali pousavam para se alimentar de seus grãos.
Essa arvore é conhecida por nós como mostardeira e sua semente é o grão de mostarda, uma das menores sementes conhecidas.
Os rabinos daquele tempo quando queriam dizer que algo era pequeno, utilizavam a imagem da semente de mostarda para exemplificar.
Jesus usando as expressões da época utiliza-a para falar da fé: 
- Aquele que tiver fé do tamanho de um grão de mostarda...
Mas não foi somente nesse momento que falou do grão da mostarda, também se refere a ela quando diz:-
- O reino de Deus é do tamanho de um grão de mostarda que um homem saiu semeando.... 
Jesus não só comparou a semente com a fé, mas com o reino de Deus
Ele queria dizer que cada um traz dentro de si em estado potencial de semente, a condição de crescimento espiritual. Deus ai a colocou e cabe a nós faze-la crescer transformando-a em arvore frondosa para que aves venham pousar.
Fomos criados por Deus simples e ignorantes, mas somos espíritos eternos cuja missão é o progresso e a evolução, e essa evolução se faz no campo da inteligência e do amor. Duas forças inerentes em nós que garantem nosso crescimento espiritual.
Precisamos desenvolver nosso lado afetivo, emocional e nosso lado intelectual. A vivência na matéria nos dá essa condição.
Por isso estamos reencarnados. Pois assim como a semente da mostarda precisa envolver-se na terra para desenvolver-se, nós o espirito eterno precisamos nos envolver na matéria para crescer espiritualmente.
Passamos por vários níveis de evolução; o mineral, vegetal, animal, até chegar à fase hominal, desenvolvendo a condição essencial para que nossa consciência cresça em espirito e verdade. Esse processo é lento e gradual e se faz através das reencarnações.

Mas o que significa vivenciar a matéria?
Tomar consciência de si mesmo.
Aprendizado para autoconhecimento e auto superação.
Por isso todas as experiências vividas por nós são importantes, principalmente as que promovem a dor. (Nós não pensamos assim.)
O homem tem uma visão do sofrimento como se ele estivesse sendo injustiçado, punido, sendo vitima de perseguição, castigado.
A visão Jesus traz um entendimento diferenciado.
Para Jesus o sofrimento tem conotação de oportunidade, aprendizado para crescimento espiritual, libertação do espirito em suas mazelas, por isso nos fala das Bem Aventuranças.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
A dor é instrumento de crescimento espiritual, na faixa evolutiva em que nos encontramos.
Quantos de nós ficamos paralisados ante o medo da dor sem conseguir seguir adiante?
Quando isso ocorre estamos no contra fluxo da vida que é ir sempre avante.
O sofrimento resulta de estabelecermos padrões mentais negativos em momentos não bons da vida, aonde nos sentindo vítimas ou mártires incapazes de superação. Isso se fixa em nosso campo emocional, e quando surge a dificuldade nos sentimos paralisados.
Nós respondemos a vida de acordo com nossas crenças e discursos internos, ou seja; com o que acreditamos. Isso dirige nossas reações. emocionais...
Precisamos aprender a elaborar a dor, resignificá-la com outros padrões de pensamentos. Precisamos responder de forma construtiva a ela antes que se torne um sofrimento. Se tomarmos consciência de todo o processo que leva a dor podemos pouco a pouco ir implementando uma forma mais saudável para lidar com ela.
Jesus dizia : - Vá e não peques mais!
Tome um novo rumo, mude suas atitudes, tenha novo padrão de comportamento, pensamento.
A aceitação da dor num primeiro momento, buscando entender seu significado superando-a, é uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.
A dor assim como a morte faz parte da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida que é dinâmica. Tudo muda na vida, as situações as circunstancias, nós também podemos mudar.
Nós vivemos nesta reencarnação na linha do tempo. Num continium passado, presente, futuro. Essa continuidade nos dá experiências necessárias para avaliarmos o que desejamos para nós Não podemos fugir.
As experiências vividas nos tornam funcionais, pois recordando-as podemos fazer escolhas ,que nos darão novas perspectiva do futuro. O importante é perceber que podemos caminhar e modificar comportamentos e atitudes libertando-nos de padrões de pensamentos que nos fazem sofrer.
Não podemos não sentir dor. A dor do físico diz que algo está acontecendo. A dor emocional nos diz que estamos insatisfeitos em face de algo ou alguém, mas entre o estimulo da dor e o padrão da resposta reside a oportunidade de mudança. Podemos nos conduzir a vitimização ou a capacitação. O bem ou mal sofrer.
Ensina Emmanuel em "Justiça Divina" - pág. 114 que: "Somos Espíritos doentes em laboriosa restauração" O que significa que necessitamos do tempo como aliado nesta libertação
Trabalho, persistência no bem, elaboração da dor = crescimento espiritual.
Para JESUS a desgraça não é o sofrimento.
Desgraça será tudo aquilo que adiar, aniquilar, impedir o adiantamento do espírito imortal.
Desgraça é a Inércia, indiferença, egoísmo.
Para aquele que se detém na vida presente, a desgraça pode ser a enfermidade, as perdas, os fracassos etc... Eis porque é necessário conhecer os objetivos da vida e das leis morais.
Do ponto de vista espiritual sofrimento é oportunidade de conquistar valores para a Vida Imortal - a verdadeira Vida.
Sendo um planeta de expiações e provas, na Terra todos conviverão com sua parcela de sofrimento - seja qual for a posição em que se encontrem. Longe de ser uma desgraça ou uma punição - sofrimento funciona como reequilíbrio e tratamento para o Espírito que sem esse estímulo dificilmente poderia reajustar-se e acordar a consciência para a realidade superior.
Quais são os sinais do crescimento espiritual?
Há estágios definidos de crescimento?
Esse processo de mudança ocorre nos planos físico, mental, emocional e moral.
Manter-se sereno ante as dificuldades; tendo controle dos pensamentos e emoções.
Ficarmos menos centrados em nós mesmos; solidários, altruístas
Harmonia com o corpo físico. À medida que progredimos, somos capazes de permanecer serenos e continuar com nosso trabalho mesmo quando o corpo está doente, porque somos capazes de dissociar-nos do corpo.
Menos necessidade de depender dos outros. O antigo desejo por novidades e sensações é lentamente substituído pela satisfação da paz. Podemos descobrir que perdoamos mais e temos mais compaixão, e que aceitamos mais facilmente as pessoas e as circunstâncias.
Passamos a ser mais solidários e altruístas, e isso forma a essência do verdadeiro progresso.
No estagio da auto realização, o amor se torna universal, e há uma completa identificação do indivíduo com os outros seres. É a culminação do crescimento espiritual. É o estágio do auto-realização.
Aqui nos tornamos a mostardeira, com tronco forte, galhos variados aonde as aves vêm pousar.
Homem arvore, pés fincados no chão, tronco forte, em direção ao alto com muitos galhos (obras, virtudes) onde as aves pousam.( espiritualidade esta presente pois favorece a todos).








Messias -(para os judeus, redentor prometido por Deus para redimi-los, e à sociedade, estabelecendo uma nova ordem social de paz, de justiça e de liberdade



Comentários

Postagens mais visitadas