Identificação com o outro


 Imagem relacionada

"Amaras teu deus de todo teu coração de toda tua alma e todo teu espirito, de todo teu entendimento. E aqui tendes o segundo semelhante a este. Amarás teu próximo como a ti mesmo." MATHEUS 22:27
Um ancião que estava para morrer procura um jovem e narra uma história de heroísmo: Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.
Quando já estavam chegando a um lugar seguro, este homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.
E como você escapou? – pergunta o jovem.
Não escapei; eu sou o outro, sou aquele que traiu – Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.
Parece difícil entender a historia, pois estamos acostumados a conta-la do ponto de vista do herói, da vitima e não do algoz, aquele que errou.
Mas aquele que errou ao fazê-lo conseguiu perceber o erro cometido, pois conseguiu enfim colocar-se no lugar do outro, percebendo-lhe as dores.
Talvez tivesse maior maturidade, ou estivesse mais suscetível por causa da morte eminente, que é o que acontece. Mas enfim ele compreendeu o sofrimento do outro, percebendo seu erro.
Colocar-se no lugar do outro não é algo fácil, é um sentimento nobre que se chama empatia.Ela é responsável pela nossa identificação com o outro.

Identificação que significa sair um pouco de nós mesmos para compartilhar a emoção do outro.
É a capacidade de uma pessoa compreender o que outro indivíduo sente ou está passando – é colocar-se em seu lugar, ter compaixão, imaginar-se nas mesmas circunstâncias.
Significa “sentir com”. Essa postura é importante, pois nos leva a compreensão, e até o perdão. Por isso Jesus dizia para fazermos ao outro o que se quer para si. ( empatia)
Jesus se identificava com as pessoas, percebia seu sofrimento, e buscava ajuda-las.
A empatia é uma questão de emoção,mergulhamos nos sentimentos alheios para entende-las, ajudando-as submergir de si mesmas.
O coração de mãe, de avó nos faz lembrar disso quando ouvimos:
- "Eu preferia que fosse comigo e não com ele".
Quando nos colocamos no lugar do outro; mesmo que eu não tenha vivido aquela experiência, sentir o que ele sente nos torna menos orgulhoso e egoísta.
Ao sentir a atmosfera emocional da situação, a compreensão torna-se mais fácil e ficamos mais aptos a perdoar.
Temos a oportunidade de acalmar a raiva, de evitar a vingança. Desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento alheio.
Expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos conviver; seja em família, na sociedade, só assim crescemos. Exercitando o compartilhar, a humildade.

“Ao sofrimento próprio chamamos ordinariamente desgraça, e ao compartilhamento das dores alheias, compaixão”. (Sto Agostinho)
A pessoa empática é aquela que consegue, ou se esforça para conseguir evitar que seus princípios e valores interfiram no depoimento de quem fala, permitindo que esta fala seja integral
“A empatia tem um efeito inibidor sobre a violência, isso não é apenas uma questão social, mas também biológica”.
Na superfície medial dos mamíferos ,o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.É uma região constituída de neurônios,células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico.Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos...
O sistema límbico é palco de impulsos neuronais vinculados tanto a violência quanto a empatia.Segundo o pesquisador Luis Albiol,da fundação espanhola para Ciência e Tecnologia,esses circuitos cerebrais sobrepõem sinais agressivos e solidários "de um modo surpreendente" A pesquisa demonstra que podemos vencer as nossas imperfeições: Ao inves de brigar com elas,seja por orgulho ou egoismo,devemos estimular as virtudes. devemos estimular a empatia em nós mesmos,pouco a pouco,sempre segundo nossas possibilidades."
"Revista de Neurologia"pesquisador Luis Moya Albiol.
O estímulo dos circuitos em uma direção reduziria a atividade em outro sentido.Assim seria biologicamente mais difícil para um cérebro empático comportar-se de modo violento. Não é o órgão atuando no espírito,mas o espírito atuando no corpo físico.
A capacidade da empatia denota amadurecimento espiritual, que é progressivo e se desenvolve, cada vez mais, exatamente proporcional na medida em que a pessoa aprofunda a sua disposição de amar ao próximo e, em última análise, a vida em todas as suas formidáveis expressões.
Identificação é sintonia originada no sistema límbico. Algumas áreas do cérebro são ativadas quando o individuo percebe emoções em outras pessoas. Quanto mais forte a emoção ,maiores a velocidade e o nível de ativação empática.
Jesus é o espirito de escol que Deus nosso pai nos envia para que nos identifiquemos. Ele traz em si o conhecimento e a vivencia das Leis Divinas. Ele é um ser cósmico, pois as leis divinas regem todo o Universo.
Na realidade, ela é um sentimento cósmico e um reflexo do encadeamento de todo o cosmo que vive em nós.
É uma característica inevitável do ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas