"Eis que não mais vos chamo de servos mas de amigos" A amizade

Resultado de imagem para amizade 


Amissão de Jesus aqui na Terra é resgatar o amor e a fraternidade.
Como homem encarnado recebe o nome em aramaico de Jeshua  ( Jesus). Mas depois ele é o Cristo ou seja o o ungido o escolhido  por Deus. Espirito de escol que traz a mudança para os séculos porvindouros.
Seu messianato se inicia nas bodas de Canãa,onde sua presença atesta a importância da família.
Era muito solicito, fraterno, estava sempre entre as multidões. E numa dessas oportunidades quando a família o busca ele diz -  "Quem é minha mãe quem são meus irmãos" , querendo demonstrar que os laços consanguíneos são importantes, mas mais importante é afinidade espiritual.
Jesus resume todos os mandamentos da leis mosaicas que eram inumeros, apenas numa sentença : - ”Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo “ ou seja, Jesus é o mestre do amor!
Ensinando-nos não só  a viver com amor, mas conviver com tudo e todos com afeto.
Quando disseram a ele que Lazaro havia morrido ele chorou, e essa foi a primeira vez que isso aconteceu.
Correu até o sepulcro e chamou-o a vida . E  Lazaro despertou!
Jesus , Lazaro, Maria e Marta eram amigos, tinham afinidade espiritual,nutriam verdadeira amizade.Conversavam, riam como todos os jovens e falavam da Boa Nova.
Jesus era afetuoso, se comunicava com todos,por isso a sua volta formava-se multidões.
Visitava enfermos,confraternizava com pessoas que nem sempre eram bem quistas pelo povo,dando mostras desse amor que não era consanguíneo, ou por interesse material, mas afeto simples que liga duas pessoas pela simpatia, empatia, e que transforma a vida da criatura.Porque a afeição nos retira do isolamento, do vazio, da solidão.
A relação harmoniosa com o outro faz com que a criatura desenvolva novas dimensões do afeto, ajudando-a a transcender. Como é centrado no bem ajuda na realização do outro mobilizando seu interior para a solidariedade.
A amizade é um sentimento nobre .Nasce de forma espontânea e vai se desenvolvendo até a maturidade, mas para isso é necessário cuidados.
·       A planta que não é irrigada fenece
·       O grão que não é plantado sucumbe
·       A maquina sem graxa quebra.
A bíblia diz que quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro.
E Jesus deixa clara a importância do amor a ser desenvolvido na amizade.
As pessoas  honravam Jesus pela boca,  por ser o mestre,supervalorizando-o, mas não tinham uma relação intima e aberta com ele.
Lazaro, as irmãs, e João o apostolo conseguiram esse intento e foram muito próximos de Jesus.
Por isso ele diz “Eis que já não vos chamo de servos mas de amigos."Pois a verdadeira amizade não precisa da  lisonja, bajulação, adulação.
Na amizade abrimos o coração. É a única relação em que somos nós mesmos, sem rodeios sem máscaras, pois o amigo não se escandaliza com o que dizemos, pois nos aceita como somos, não há julgamentos preconcebidos, nos ouve e busca raciocinar conosco nas necessidades. Intensificam nossa auto estima pois nos fazem sentir importantes para eles.
A boa amizade instiga a pessoa para o bem e para correção das faltas.
No cotidiano falamos com muitas pessoas, no trabalho, nos lugares, esses são"colegas" .
Amigo é especial, é único, a gente torce ,vibra, sofre com ele por ele.
A falta de amigos expressa a incapacidade das pessoas de criar vínculos, de confiar nas pessoas
 de compartilhar afeto. Preferem ficar sós a ter que contar com alguém.
E nós será que somos bons amigos? Sabemos compreender? Aceitar o outro como é? Perdoar seus erros?
A Amizade é via de mão dupla, não é só receber, mas também é necessário dar.
Quando Jesus é morto os apóstolos formam um grupo de dedicados amigos, ajudando-se mutuamente. Jesus no momento extremo pede a João que cuide de Maria e ele o faz até sua morte.
Vemos assim que a amizade é o amor em essência pura demonstrando que é passo inicial para conquista superior, meta de toda a vida e mandamento maior da lei divina.

Comentários

Postagens mais visitadas