Os três Franciscos -" Homens de bem " e não de "bens"








Francisco de Assis, Francisco Cândido Xavier, Papa Francisco ,   sinônimo de  "homens de bem" e não "homens de bens" contrapondo-se ao que a sociedade apregoa como  prioritário para se viver aqui na Terra. Sem deixar de lutar no âmbito social para uma sociedade mais justa e fraterna, deixam claro a  mensagem de amor, fé e caridade de Jesus a todas as criaturas. 
O centro de tudo deve ser Deus!  A prioridade deve ser o AMOR  pois quando o homem assim haje está conectado com o Saber Absoluto, que lhe dá a certeza daquilo que ele é; filho de Deus!
Deveres e direitos partilhados  através da consciência no bem comum.
Solidariedade,fraternidade,caridade,nos pensamentos,no coração e no trabalho das mãos. 
Caridade que propõe a dignidade e simplicidade do bem viver.  
Que prioriza a educação e a saúde como necessidade imprescindível a todas as criaturas.
Caridade do atender,entender,dar as mãos diminuindo as distancias dos corações 
Se o amor a Deus e a Jesus  não nos fizer  melhores, mais fraternos, quem o fará?
"Franciscos" nos têm  trazidos mensagens de humildade, simplicidade, fé, renovando a esperança. 
Neste ano de 2013 tivemos duas surpresas: - uma da ação comum dos jovens reivindicando melhorias sociais, e outra desse encontro do Papa com a juventude no Brasil.
Momentos importantes que demonstram a mensagem da espiritualidade superior  manifestando-se através dos jovens, não importando a religião, mas sim a religiosidade, ou seja o amor a Deus.
Sabemos que estamos em "peregrinação" rumo  ao 3º milênio, e levas de espíritos mais adiantados do que nós estão reencarnando,para ajudarem na realização dessa transição Esperamos sejam muitos dos jovens que neste ano nos surpreenderam com participação tão ativa e especial.
Esperamos também os exemplos que falem claro por aqueles que agem para o bem estar comum. Sem alcool, drogas, fumo, violência, mas com o coração embebido na fé e esperança de dias melhores.

Francisco de Assis, o pobrezinho ou o "poverino" como dizem na Itália, nasceu em 5 de julho de 1182,fundou a ordem dos Frades Menores ou Franciscanos que renovaram o Cristianismo de seu tempo.Utilizavam a pregação itinerante ,quando os religiosos de sua época fixavam-se em mosteiros.Desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes. Acreditava que o Evangelho devia ser seguido a risca imitando a vida do Cristo.Dedicou-se aos pobres,amando todas as criaturas chamando-as de irmãos.É conhecido como patrono dos animais e do meio ambiente.

Francisco Cândido Xavier,ou Chico Xavier, o Médium da luz, foi o médium mais conhecido e respeitado, por espíritas e não-espíritas, no Brasil e no exterior, e com maior tempo de atividade mediúnica. Nascido na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 02 de Abril de 1910, desencarnou em Uberaba, aos 92 anos, no dia 30 de junho de 2002.
Iniciou-se no Espiritismo ao 17 anos. Auxiliado pelo irmão José Cândido Xavier, fundou o Centro Espírita Luiz Gonzaga em maio de 1927.
No final de 1931, conheceu Emmanuel, seu luminoso guia, e a partir daí iniciou-se o que se pode chamar de "sublime ponte" entre o Céu e a Terra. Sob a sua orientação espiritual, Chico Xavier psicografou milhares de páginas de instrução, educação e consolo, ditadas por inúmeros Espíritos, e compiladas em quatrocentos e doze (412) livros, sendo que o últimos foram "Traços de Chico Xavier", livro de poesias, em 1997, "Caminho Iluminado", do espírito Emmanuel, em 1998 e finalmente o último livro, "Escada de Luz". Muitos destes livros, inclusive em braile, foram traduzidos para línguas quais o inglês, o espanhol e o esperanto.
A renda da venda dos livros, uma admirável fortuna, foi, desde o início, totalmente doada em favor de hospitais, asilos, orfanatos e outras Instituições Beneficentes, vivendo Chico Xavier de seu parco salário de humilde funcionário público.
A máxima de Jesus: "Dai de graça o que de graça recebestes" foi o lema deste formidável trabalhador cristão, no trato com o dinheiro havido de sua mediunidade abençoada.

Papa Francisco, o Papa do Povo, como nos fala a biografa Evangelina Himitian,nasceu na Argentina com o nome de Jorge Mario Bergoglio,filho de italianos entrou para a o noviciado na Companhia de Jesus em 11 de março de 1958, sendo portanto jesuíta. Teve atuação intensa dentro da igreja.Estudou filosofia ensinou literatura e psicologia.Foi professor de teologia e fez tese de doutorado na Alemanha.Ocupou vários cargos na curia romana.Desde 1998 tem atuado como arcebispo de Buenos Aires, cargo ao qual foi nomeado em 1997, e, em 21 de fevereiro de 2001, foi chamado pelo Papa João Paulo II à Cidade do Vaticano e nomeado cardeal-sacerdote de Saint Robert Bellarmino, igreja romana fundada pelo Papa Pio XI em 1933.Também se tornou conhecido por sua humildade, conservadorismo doutrinário e compromisso com a justiça social. Sempre teve um estilo de vida simples: vivia em um pequeno apartamento em vez da residência palaciana do bispo, desistiu de sua limusine com motorista em favor do transporte público e sempre preparou suas próprias refeições.
Um de seus pensamentos:
"Todos pensam que a Igreja é contra o comunismo; mas é tão contra esse sistema quanto do liberalismo econômico de hoje, selvagem. Isso também não é Cristianismo, não podemos aceitá-lo. Temos que buscar a igualdade de oportunidades e de direitos, lutar por benefícios sociais, aposentadoria digna, férias, descanso, liberdade de associação. Todas essas questões dizem respeito à justiça social".  (jornal Estado de São Paulo )
Para homem tão lucido e atuante esperamos as obras na condição de "Papa" ou seja sumo pontífice da igreja Catolica. Que essa ação seja exemplo forte para os preceitos de amor, caridade e humildade para toda cristandade. 

Comentários

Postagens mais visitadas